domingo, 12 de setembro de 2010

Configurando DNS (básico)

Primeiramente, compramos domínio na internet (DNS) com algum provedor. Primeira configuração importante é definir os Servidores de DNS do seu domínio. Provavelmente, ele já estará configurado para utilizar os servidores de DNS da própria empresa provedora, então tranquilo. Apenas é importante saber que você pode alterá-lo, caso queira transferir seu domínio para outra empresa registradora.

Segundo passo é configurar outras informações do DNS. Um DNS pode possuir diversos recursos, resource records, que são utilizados para diferentes propósitos. Os principais tipos de recursos são: A, NS, MX e CNAME.

  • A: Armazena um IP. Utilizando principalmente para indicar qual o IP que o DNS representa.
  • NS (Name Server): Servidores de DNS que responde pelo domínio.
  • MX (Mail eXchange): Servidor de e-mail que responde pelo domínio. Por exemplo, para utilizar o Google App + GMail para seu domínio, é preciso alterar os MX records do seu domínio.
  • CNAME (Canonical Name): São apelidos para outros endereços. Por exemplo, pode ser utilizado para mapear tanto o www.seusite.com como seusite.com para sua aplicação.
Mais um detalhe importante é o Status do seu DNS, que é pertinente para você não perder seu domínio para outra pessoa. Isso o provedor deve configurar para você, mas sempre é bom ficar atento. O padrão é status clientTransferProhibited, que significa que seu DNS está ok e que você proibe que o DNS seja passado para outra pessoa (enquanto os pagamentos estiverem em ordem, claro).

Quase terminando. O DNS está vinculado a uma pessoa física ou jurídica. Então é importante ficar atento às informações pessoais que são expostas nas configurações do DNS, tais como endereços, telefones etc.

Para finalizar, é importante saber que a criação e a edição de um DNS pode demorar horas ou até dias para serem finalizadas, isso porque todos os servidores de DNS do mundo precisam conhecer as novas informações e atualizar seus caches. Esse processo é conhecido como Propagação de DNS. Olha um site legal para monitorar essa propagação: http://www.whatsmydns.net

Links úteis:

http://registro.br
http://www.dnsstuff.com
http://www.dnsstuff.com

Fontes:

http://www.opendns.com/
http://code.google.com/speed/public-dns/
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_DNS_record_types
http://www.google.com/support/a/bin/answer.py?answer=174125
https://www.centralnic.com/company/labs/epp/status


Um comentário:

  1. Quer fazer um benchmark com os servidores livres de DNS? http://code.google.com/p/namebench/
    Bem legal pra aumentar a velocidade da sua internet.

    ResponderExcluir